O que é outubro Rosa?
O outubro Rosa é um movimento que surgiu nos Estados Unidos da América na década de 1990. Visa sensibilizar a sociedade para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama. A cor rosa é usada como tributo a todas as mulheres com cancro da mama.
Cancro da mama
O cancro da mama é um dos mais frequentes em Portugal e também no resto do mundo. A sua incidência é maior nas mulheres, embora também afete os homens.
Não há nenhuma razão concreta para o desenvolvimento do cancro da mama, mas há alguns fatores que influenciam:
- Idade – a maioria dos casos de cancro da mama ocorrem em pessoas com mais de 50 anos;
- Alterações genéticas – há alterações genéticas transmitidas pelos nossos pais que estão na origem de 5% a 10% dos casos;
- Excesso de peso;
- Tabaco e álcool;
- A primeira menstruação precoce – isto é, antes dos 12 anos;
- A menopausa tardia – depois dos 55 anos, é também um fator de relevância.
Se for diagnosticado e tratado, a sua taxa de cura é superior a 90%. E é por isso que a prevenção e o diagnóstico precoce são cruciais para aumentar a taxa de sucesso de sobrevivência. Por isso, deve sempre estar atenta e ter cuidado com a sua saúde! Se não sabe como fazê-lo, nós ajudamos.
Como ter cuidado com a sua saúde?
Faça o autoexame da mama, uma das práticas que deve sempre privilegiar, para verificar os sinais de alarme. Isto deve ser feito todos os meses, na semana após a menstruação.
No entanto, é importante notar que o autoexame não substitui o rastreio regular realizado por profissionais de saúde. Mantenha os exames até ao momento e siga sempre as instruções do seu médico.
Onde posso procurar cancro da mama?
Primeiro, contacte o seu médico de família para acompanhamento regular. Nas consultas de ginecologia, por exemplo, estes rastreios podem ser realizados.
Pode ainda optar por consultar o programa de rastreio gratuito da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Existe em vários municípios do país e destina-se a mulheres entre os 50 e os 69 anos. Para encontrar mais informações sobre este programa consulte aqui:
O importante é lembrar que a sua saúde deve ser sempre colocada em primeiro lugar e que estes rastreios são essenciais!
Um simples gesto pode prevenir a sua saúde. Aposte na sua saúde e encoraje a sua rede de amigos e conhecidos a fazê-lo também!