As pessoas de maior idade requerem cuidados ao longo de todo o ano, no entanto, no inverno devemos intensificá-lo. Fazendo parte de um grupo de risco, a atenção deve ser redobrada de modo a evitar possíveis infeções do trato respiratório, fruto da época sazonal em que nos encontramos.
Confira os cuidados essenciais que destacamos para si e que deve ter em conta neste inverno.
- Mantenha-se quente
Com as temperaturas baixas a fazerem-se sentir, é importante aumentar a temperatura corporal, de forma a evitar resfriados. Opte por camisolas mais grossas, casacos adaptados às temperaturas e acessórios como gorros, cachecóis, chapéus, etc.
- Verifique se tem as vacinas em dia
As vacinas conferem uma das principais formas de proteção que conhecemos, especialmente nos idosos, uma vez que o sistema imunitário já não se encontra tão ativo quando comparado com os mais jovens. Todas as vacinas têm a sua importância na prevenção das mais diversas doenças. Ao passo que umas se podem tomar a qualquer altura do ano e até mesmo apenas uma vez na vida, a vacina da gripe varia anualmente, devendo ser tomada todos os anos para conferir maior proteção. Na altura do inverno existe uma maior possibilidade de apanhar resfriados que podem levar a gripes mais fortes e, por isso, deve-se ter especial cuidado neste aspeto.
Na Farmácia Correia, pessoas com mais de 65 anos já podem ser vacinados sem necessidade de receita médica. Aqui, pode vacinar-se mesmo aos fins de semana e aos feriados.
- Valorize a ingestão de líquidos
No verão existe uma maior propensão ao consumo de água devido às temperaturas elevadas que causam desidratação. O oposto acontece no inverno, onde o consumo de água tende a decair. Uma das dicas que damos, seja para si ou para alguém de quem esteja a cuidar, é beber doses menores de água, mas várias vezes ao dia. Se preferir, pode intercalar com infusões e sumos naturais.
Na Farmácia Correia temos ainda ao dispor águas gelificadas. São águas que contribuem para a ingestão adequada de líquidos de indivíduos com alterações na deglutição mas também como adjuvante na administração de medicamentos, ou tão somente pela razão de não gostar de beber água. - Uso de cremes nutritivos
Os cuidados a ter no inverno não devem ser apenas em relação ao interior, devendo dar a devida atenção à nossa pele uma vez que é ela quem nos protege logo em primeira instância. Por diversas razões, a pele dos idosos caracteriza-se por ser mais fina e desta forma desidrata mais facilmente, levando à sua elevada secura. Uma pele seca não sustenta a sua integridade e a consequência disso são o surgimento de feridas e gretas propícias a proliferação de microrganismos (fungos, bactérias,…). Além da ingestão de água que nos hidrata de uma forma centrífuga, devemos optar pelo uso de cremes mais nutritivos, com caráter mais emoliente o que significa que além de conterem água na sua composição, vão ter também óleos que, não só conferem mais resistência à pele, como impedem a saída de água. Também os cremes com ação circulatória são muito importantes nesta estação, estimulando a circulação periférica. Com o frio não nos mexemos tanto e com o avançar da idade, a própria circulação é menos eficaz. Deste modo, conseguimos evitar diferente afeções da pele, entre as quais as conhecidas frieiras e úlceras de pressão
- Atenção especial às gripes
Especialmente depois de termos passado uma época pandémica, deve-se ter em conta alguns cuidados a ter para prevenir o contágio tanto da gripe sazonal como da Covid-19. Nunca é demais referir para higienizar as mãos regularmente, manter os ambientes limpos e ventilados e utilizar máscara em situações necessárias, tanto para se proteger a si como para proteger os outros.
Existem muitos mais cuidados a ter e cuidados nunca são demais.