No entanto, pode ser uma altura difícil para a sua pele se tiver tendência a desenvolver frieiras.
Não desespere. Existem medicamentos tópicos e orais que minimizam o desconforto, o prurido e a dor cutânea associadas às mesmas.
Mas afinal o que são frieiras?
O eritema pérnio, vulgo, frieiras, consiste numa reação anômala e exacerbada ao frio, de pequenos vasos sanguíneos até hoje idiopática (causa desconhecida).
Normalmente, as frieiras aparecem entre 12 a 24 horas depois da exposição ao frio e podem levar até 3 semanas para desaparecer. As zonas mais atingidas são o dorso dos dedos, mãos e pés, a face, nariz e orelhas.
Como prevenir as frieiras?
Há cuidados que podemos adotar, por forma a evitar o aparecimento destas lesões. Deixamos aqui algumas dicas simples para que possa proteger a sua pele neste inverno.
- Hidrate a sua pele. Quando temos frieiras, principalmente nos dedos, o sangue aglomera-se e a pele estica e se não houver elasticidade suficiente, surgem bolhas que por vezes rebentam e podem inclusivamente infetar.
- Use roupas adequadas à estação e à temperatura ambiente, privilegiando tecidos respiráveis e de algodão.
- Evite o tabaco e alimentos com cafeína pois contribuem para a constrição dos vasos sanguíneos, dificultando a circulação.
- Mexa-se. A atividade física é muito importante porque ativa a circulação sanguínea.
- Beba água. Deste modo, hidrata a pele e desintoxica o sangue.
- Tenha uma alimentação rica em antioxidantes.
- Uso de suplementos. Se tiver uma circulação ineficaz, pode sempre tomar um suplemento alimentar que ative a circulação sanguínea.
Para além destes cuidados básicos e mais simples, destacamos alguns produtos essenciais que pode utilizar se tiver frieiras neste inverno, ou for propício a tê-las:
- Akilhiver frieiras
- Tilman Centelys
- Cyclo 3
- Antistax
Se tiver mais alguma questão, estamos aqui na Farmácia Correia para o receber e esclarecer!