Detalhes como escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, usar acessórios de limpeza além da escova, ir ao dentista e seguir uma dieta livre de açúcares estão na ordem do dia.
Este dia é também uma oportunidade para relembrar a importância que a saúde oral tem para a saúde geral do restante organismo na medida em que diferentes afeções da boca podem desencadear outras patologias extra bucais. Do mesmo modo, por exemplo, problemas gástricos podem manifestar-se na boca (exemplo da hiperacidez gástrica na formação de aftas).
5 Razões da importância da Higiene Oral:
- Prevenção de cáries;
- Desenvolvimento saudável dos dentes e gengivas;
- Prevenção de doenças periodontais;
- Melhoria de autoestima;
- Desenvolvimento de hábitos saudáveis.
A higiene oral é fundamental para todos, logo após o nascimento dos primeiros dentes. É importante ensinar os mais pequenos a cuidar dos dentes e da boca, para que os pequenos e os seus dentinhos cresçam em plena saúde.
A escovagem regular dos dentes tem um papel fundamental na preservação da saúde oral. O objetivo desta é eliminar a placa bacteriana, uma película transparente composta por bactérias que se acumula na superfície dos dentes e que, na presença de hidratos de carbono (açúcares), produz ácidos que desmineralizam o dente, originando cáries. Não sendo removida diariamente, mineraliza e endurece, originando o tártaro que só poderá ser eliminado por profissionais de saúde oral.
Existem técnicas de escovagem específicas?
Sim, existem algumas técnicas de escovagem que são recomendadas para crianças, dependendo da idade e do desenvolvimento de suas habilidades motoras.
- Antes dos primeiros dentes: quando o bebé ainda não tem dentes, devemos limpar a gengiva, utilizando para esse efeito dedeiras com cerdas em silicone que ajudam a limpar as gengivas e deste modo prepará-las para o rompimento dos primeiros dentinhos.
- Até aos 2 anos: Após o aparecimento dos primeiros dentes de leite podemos substituir a dedeira pela escova adequada a bebés. Nesta fase o dentífrico já contém algumas doses de flúor e não se preocupe caso o seu bebé engula parte da pasta de dentes, este tipo de dentifrícios são seguros perante esta situação. A quantidade de pasta é equivalente a equivalente a um grão de arroz.
- Dos 2 aos 6 anos: Por esta altura, a criança já quererá escovar os dentes sozinha, mas é muito importante que esta tarefa seja sempre supervisionada por um adulto. A escova de dentes passa a ser a infantil e a pasta de dentes utilizada passa a ser equivalente ao tamanho de uma ervilha.
- A partir dos 6 anos: A criança já consegue manusear corretamente a escova de dentes, devendo haver supervisão de um adulto para garantir que tudo é feito corretamente, quer na forma correta, quer no timing. A escovagem deve durar cerca de 2 minutos e após as refeições.
- Adultos: Idealmente devemos escovar os dentes após cada refeição. Existem kits para todos os gostos que pode trazer consigo para que possa escovar os dentes em qualquer lugar. Quanto à escova, temos à disposição cerdas suaves, médias e duras, mas não se engane, cerdas duras não limpam mais do que cerdas suaves. Uma escova dura desgasta mais o esmalte do dente, estando contra indicada em sensibilidade dentária. Acessórios como fio/fita dentária e escovilhão para espaçamento interdental passam a ser de uso tão obrigatório quanto a escova porque esta última não consegue limpar entre os dentes. Os elixires e irrigadores surgem para complementar a escovagem uma vez que o líquido consegue chegar a zonas onde a escova não chegou, criando ainda uma barreira para que a placa bacteriana não adira.
Ainda assim, mesmo com todos estes cuidados, devemos consultar um dentista para uma higiene mais profunda, duas vezes por ano.
Na Farmácia Correia encontra produtos para a higiene oral dos mais pequenos que vão ajudar a tornar esta atividade mais simples e mais divertida.
E não se esqueça, cuidar da sua higiene oral é fundamental!