Estes são alguns dos sinais mais frequentes de deflúvio telogénico, vulgo Queda de Cabelo. Quando esta não é travada, ou pelo menos desacelerada, pode ocorrer uma situação de calvície, tecnicamente designada por Alopécia Androgenética.
Esta condição afeta maioritariamente o género masculino (com frequência relativa de 80% no homem e 40% na mulher), estima-se que 70% dos homens portugueses sofram deste problema. Esta queda de cabelo pode estar relacionada com vários fatores: sazonalidade (mudança de estações), stress severo ou variadas patologias.
Devemos adotar alguns comportamentos que visem aumentar o tempo de anagénese do folículo capilar (fase de crescimento) em detrimento da fase catagénica (regressão):
- Ter uma alimentação rica em proteínas é fundamental para o bom funcionamento do sistema endócrino o que contribui para a saúde do folículo capilar;
- Ter uma boa higiene do sono, mais duradouro, tranquilo e de maior qualidade é essencial para a regeneração celular, manter o equilíbrio hormonal e estimular o sistema imunitário;
- Cuidar do couro cabeludo é fundamental para não danificar os folículos e consequentemente não enfraquecer o cabelo/pelo. Evite lavá-lo demasiado, tenha atenção à erosão provocada pela toalha na secagem, proteja-se da exposição solar e quando decidir fazer uma coloração use tintas à base de pigmentos naturais como das marcas Phyto e Lazartigue.
Nos casos em que medidas não farmacológicas não são suficientes para diminuir a queda de cabelo ou pelo, o fármaco Minoxidil poderá ser usado como tratamento de primeira linha. A sua ação vasodilatadora aumenta a microcirculação capilar, revitaliza os folículos e estimula o seu crescimento, sendo eficaz também a nível das sobrancelhas e barba.
Como usar o Minoxidil?
Este medicamento pode ser administrado por via oral (medicamento manipulado sujeito a prescrição médica) ou topicamente (ação local, venda livre) tendo sempre em consideração os possíveis efeitos secundários que podem advir da ação vasodilatadora (nomeadamente despoletar uma crise de enxaqueca ou provocar hipotensão).
Como aplicar Minoxidil tópico e em que zonas podemos utilizar?
Cabelo: Aplicar diretamente na pele do couro cabeludo seco, nas regiões em que o escalpe está mais visível, massajando a zona, duas vezes ao dia, com uma duração idealmente de meio ano.
Barba: Aplicar o produto nas mãos e só depois nas regiões da barba que pretende tratar. Hidratar a pele de seguida para evitar a sua secura.
Sobrancelhas: Pode aplicar o produto com o auxílio de um cotonete e aplicar também um creme hidratante para evitar a secura da zona.
É contraindicado na grávida, na lactante e em doentes com patologias cardíacas.
Na Farmácia Correia encontra diversos produtos à base desta substância ativa com diferentes concentrações e volumes.
Visite-nos e aconselhe-se junto dos nossos farmacêuticos e caso não se consiga deslocar até à nossa Farmácia, nós levamos até ao conforto do seu lar!