O nosso cabelo, tal como a nossa pele, sofre danos devido à exposição solar, assim como o nosso couro cabeludo, e não é apenas o sol que os danifica, mas também a água do mar e o cloro das piscinas. O contacto com estas águas incrementa a desidratação dos fios de cabelo, o que resulta na perda de elasticidade. Concomitantemente, intensifica a desnaturação das proteínas encarregues de selar internamente os fios de cabelo, deixando a haste quebradiça e as pontas irregulares.
No caso particular da exposição solar, os raios UVB são os maiores responsáveis pelo dano da queratina do cabelo, fragilizando-o, já os raios UVA causam oxidação e descoloração independentemente do tom dos fios, ser natural ou artificial.
Para proteger o seu cabelo, nesta época, aumente a hidratação capilar e evite utilizar secador ou prancha. Proteja o cabelo e couro cabeludo dos raios ultravioletas, utilize bonés, chapéus ou lenços, assim como protetor solar capilar.
Os protetores solares de cabelo têm ativos capazes de absorver a radiação solar, para que esta não cause danos na fibra capilar. Assim, isolando o cabelo das radiações UV, evitamos que este perca proteínas e que fique danificado e quebradiço.
Depois da exposição solar, exatamente como faz com a sua pele, deverá utilizar produtos adequados para a regeneração e nutrição capilar. Pode optar por formas pressurizadas que facilitam a aplicação, ou produtos mais fluidos (cabelo normal a oleoso), ou óleos (cabelo seco) e ainda champôs específicos para a lavagem.
Cabelo protegido é sinónimo de cabelo mais hidratado, suave, leve e luminoso. Mantenha o seu cabelo bonito e saudável independentemente da estação do ano!
Na Farmácia Correia encontra estes produtos e profissionais de saúde aptos para o ajudar com o seu cabelo, de segunda a sábado, das 9h às 20h.