É tempo de voltar à rotina ou até mesmo iniciar uma nova. Regressa a necessidade de concentração, de reduzir o cansaço e diminuir o stress, necessidades transversais a todo o agregado familiar.
Sistema Imunitário
O regresso às aulas implica mudanças na rotina. Os estudantes passam de dias de praia e piscina com pouco para fazer para horários marcados, muitas tarefas e horas a estudar. Além disso, é também nesta altura que mudamos de estação, o que implica algumas necessidades diferentes no nosso corpo. Estas alterações provocam oscilações no nosso organismo que por sua vez afetam o sistema imunitário.
Uma boa alimentação é fundamental para garantir o fornecimento de todos os nutrientes essenciais, contudo nem sempre conseguimos garantir que todas as vitaminas e nutrientes são obtidos apenas através da alimentação. Cada criança tem necessidades diferentes e um reforço pode ser essencial para garantir o desenvolvimento e crescimento saudável, um sistema imunitário eficaz e a vitalidade e energia.
Piolhos
A aglomeração diária de crianças, no início do período escolar, contribui para o ambiente ideal para o piolho se proliferar, razão pela qual esta altura do ano é propícia a surtos de pediculose.
Os piolhos propagam-se principalmente através do contacto direto entre cabeças. Durante as brincadeiras nas escolas, as crianças entram frequentemente em contacto umas com as outras facilitando a propagação de piolhos. É por esta razão que as crianças são mais afetadas pelos piolhos do que os adultos.
Os piolhos podem ser transmitidos através de lenços, chapéus, escovas ou outros objetos pessoais.
- Ensine as crianças a não partilhar objetos pessoais que estejam em contacto com o couro cabeludo;
- Verifique o couro cabeludo das suas crianças regularmente;
- Uso de repelentes;
- No caso de estar perante uma infestação, tome medidas desparasitantes o quanto antes;
- Se uma criança for diagnosticada com piolhos, notifique a escola para que possam tomar medidas para evitar a propagação;
- Lave roupas de cama, roupas e objetos pessoais em água quente para eliminar possíveis piolhos ou lêndeas.
Ansiedade
O regresso às aulas significa o fim das férias e a despedida dos dias que deslizam sem grandes obrigações. À medida que setembro se aproxima, as crianças tornam-se mais suscetíveis de vivenciarem momentos de ansiedade. Estes episódios são mais frequentes ainda quando o regresso às aulas implica uma mudança de ciclo. As principais causas de ansiedade no regresso às aulas são:
- ansiedade de afastamento dos pais;
- bullying;
- medo do desconhecido;
- receio de reprovação social.
Nas crianças os sinais mais frequentes são:
- Dores de barriga sem aparente razão física;
- Irritabilidade expressada através de birras ou do choro fácil;
- Agressividade para com brinquedos e bonecos;
- Insónia, terrores noturnos ou pesadelos.
Estratégias parentais para combater a ansiedade nas crianças:
- Estar presente e ser ativo na vida das crianças;
- Ouvir as crianças com atenção e empatia;
- Estabelecer novas rotinas saudáveis;
- Organizar o dia-a-dia e a casa;
- Visitar a escola na férias;
- Celebrar o momento.
Na nossa farmácia poderá encontrar suplementos que ajudam a gerir o stress emocional e a melhorar o estado de ânimo e alerta.
Se ainda assim tiver alguma dúvida sobre como voltar à rotina e lidar com possíveis percalços não hesite em aconselhar-se junto dos nossos profissionais de saúde de segunda a sábado, das 9h às 20h.
Desejamos-lhe um regresso tranquilo e bem sucedido neste novo ciclo.